Voltar para Exposições

Memórias da Terra

Convite para visitação contínuaEsta exposição, inaugurada em setembro de 2011 e realizada com o apoio da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Petrobrás, trata do Planeta Terra de uma forma holística, integrada, que é o conceito-chave que atravessa a geodiversidade, já que esta é fruto do entrelaçamento entre vida e substrato terrestre, entre vida e processos geológicos, os quais geram paisagens, rochas, minerais, fósseis e solos. O objetivo dessa exposição foi apresentar um pouco disso para o público, explicando os porquês, sem deixar de despertar o olhar estético sobre o elemento natural. Também foi proposital não desvencilhar o Homem de todo esse processo, demonstrando como sua interação com o meio é uma dinâmica dialética que age tanto sobre o sujeito quanto sobre o objeto, fazendo com que ambos se alternem nesses papeis.

Sobre alguns destaques dessa mostra, é preciso citar um grande exemplar de estromatólito, que é uma estrutura carbonática derivada da ação fisiológica de cianobactérias, responsáveis pelo aumento expressivo de oxigênio na atmosfera terrestre, o que possibilitou uma explosão de vida antes inexistente no planeta. Também é preciso mencionar a existência de um chão interativo que simula um terremoto a partir da abertura de uma crosta vulcânica, além de objetos cenográficos, como uma Terra primitiva, que possui crateras, vulcões e fissuras em sua superfície, de onde extravasa fumaça que remete ao calor original do planeta.

Em termos didáticos e museográficos, esta exposição foi dividida nos seguintes módulos: a) Aberturab) Terra: um planeta em formaçãoc) Terremotod) Minerais: frutos da Terrae) Mares do Passadof) E a Vida Conquista os Continentes…g) Feras do Cretáceoh) Paleojardim; i) A Era dos Mamíferos; j) O Monstro da Amazôniak) Os Primeiros Americanosl) Tecnógeno, Uma Realidade.

A partir dessa divisão a evolução do Planeta Terra ao longo do tempo geológico foi apresentada de modo integral e autêntico, já que a exposição centrou-se em três pilares para a sua concepção e construção: conhecimento, beleza e tecnologia.

Assista aqui a um dos vídeos de divulgação dessa exposição!



W3Counter

Link permanente para este artigo: http://www.museu.igeo.ufrj.br/exposicoes/memorias-da-terra