Para Download

CAÇA-PALAVRAS

A atividade busca que o participante conheça um pouco mais sobre as temáticas relacionadas às Geociências de uma maneira divertida e atrativa. O objetivo é encontrar as palavras destacadas no texto guia no emaranhado de letras do quadro. Essa tarefa pode ser feita em grupo ou de maneira individual. Estão disponíveis quatro modelos de caça-palavras abordando diferentes assuntos, que desenvolvem com os participantes uma compreensão mais didática da Terra e também uma reflexão sobre a sua relação com o meio ambiente.


DESENHOS PARA COLORIR

Pintar é uma atividade que estimula diversas áreas do cérebro, diverte e desperta a criatividade. Os desenhos para colorir disponíveis para download retratam diferentes animais já extintos, mas que povoam a imaginação das crianças.


DOMINÓ

No dominó as peças são divididas ao meio, onde cada lado é composto por números de zero a seis. Entretanto, diferente do jogo clássico, neste dominó no lugar dos números têm as informações e/ou foto de alguns minerais da nossa exposição de longa duração, Memórias da Terra. Os valores das peças estão relacionados à dureza do mineral na Escala de Dureza de Mohs. Sendo assim, o mineral mais duro é equivalente ao gabão de 6 e assim por diante. Os participantes precisam analisar as imagens de suas peças e relacioná-las à figura apresentada em um lado do dominó utilizando as informações disponíveis. O jogo objetiva, através das interações entre os participantes, a criação de novas descobertas sobre o uso de minerais no nosso cotidiano e entender sobre a dureza deles. Para usar, basta recortar, colar frente e verso de cada peça e se divertir!


HQ viva a geodiversidade

“Viva a Geodiversidade” é uma HQ (história em quadrinhos) que utiliza o Museu da Geodiversidade como cenário para desenvolvimento da trama, com o objetivo de divulgar as Geociências e o acervo da nossa exposição Memórias da Terra. Os personagens centrais são Pedro Rocha e Fluorita (mediadores do MGeo) que, ao longo da história, ensinam alguns fundamentos das Geociências para um grupo de estudantes e professores em visita ao Museu da Geodiversidade.


JOGO DA MEMÓRIA DA GEODIVERSIDADE

Este Jogo da Memória é constituído por 8 pares de cartas, contendo ilustrações de elementos da Geodiversidade e que contam a história do nosso planeta. A ideia principal é estimular os jogadores a observarem a relação entre os diferentes seres vivos que habitam e/ou habitaram a Biosfera com os registros que eles deixam/deixaram na Terra.


JOGO DOS 7 ERROS

Este jogo tem como objetivo debater com os participantes sobre as espécies e o cenário encontrados na figura. Nesta atividade, o mediador pode abordar diferentes temas presentes no tempo geológico, como a apresentação de determinados animais e vegetais. Esta atividade busca que o participante atue na construção do conhecimento, através da identificação de diferenças entre as duas imagens apresentadas. Dessa maneira, espera-se que os participantes debatam e identifiquem quais são as mudanças nas imagens apresentadas de forma conjunta, também abordando temas presentes nas ilustrações, como espécies de animais e de vegetais.


LABIRINTO

Nesta atividade existem três modelos de fichas com animais distintos, os quais são exemplares de fósseis que fazem parte do acervo do MGeo. O objetivo deste jogo é traçar um caminho entre o espécime presente na ficha e a sua principal fonte de alimento, que está presente em uma das extremidades do labirinto, utilizando a explicação apresentada na atividade.


PALAVRAS CRUZADAS

A atividade busca que o participante preencha os espaços com palavras que estão presentes ao longo da visita no Museu da Geodiversidade. Existem quatro diferentes modelos de palavras cruzadas que podem ser preenchidos pelos participantes, podendo ser em grupo, com as palavras e com o conhecimento adquirido ao longo da visita ao museu. Tem também como objetivo que os participantes debatam e reflitam para decidir qual palavra deve ser utilizada em determinado local.